EUA revogam sinal de tsunami para o estado da Califórnia
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami declarou que não tem alerta de “tsunami destrutivo”
Foto: Reprodução / USGS
O Estados Unidos encerrou o sinal de tsunami para a baía de São Francisco, no estado da Califórnia, publicado no início da tarde desta quinta-feira (5). O sinal foi enviado depois de um terremoto de magnitude 7 alcançar na costa da Califórnia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
“Nenhum tsunami destrutivo foi registrado”, afirmou o Centro Nacional de Alerta de Tsunami.
Uma alteração com poucos centímetros na altura do oceano foi anotado por uma boia oceânica a quase 320 quilômetros da costa da Califórnia. Contudo, nenhuma alteração considerável foi registrada na costa, que levou ao cancelamento do alerta.
O USGS reconsiderou, mais cedo, que o epicentro do tremor foi catalogado no mar a 63 km do município costeira de Petrolia.
De acordo com o Serviço Geológico, o terremoto aconteceu às 10h44 da manhã, horário local, com o epicentro situado no Condado de Humboldt. O tremor foi sentido em uma ampla faixa da região, até mesmo a Bay Area, onde os moradores falaram sobre fortes tremores.
Notificações de emergência foram mandadas para smartphones de cidadão das áreas atingidas, indicando que eles se fossem para terrenos mais altos rapidamente.
“Uma série de ondas poderosas e correntes fortes podem impactar a costa perto de você. Você está em perigo. Afaste-se das águas costeiras”, manifestava a mensagem.
O alerta abrangeu as áreas costeiras da Califórnia e do Oregon, de Davenport, 16 km a noroeste de Santa Cruz, até Douglas/Lane Line, Oregon.
Ainda foram sentidos tremores em escalas menores, por quase 10 minutos, no Havaí, que conta há mais de 3 mil quilômetros de distância da Califórnia.