Mundo

EUA são o "maior inimigo" da Coreia do Norte, diz Kim Jong-un

"Não importa quem está no poder", disse o representante sem citar Joe Biden

Por Da Redação
Ás

 EUA são o "maior inimigo" da Coreia do Norte, diz Kim Jong-un

Foto: Korean Central News Agency/Korea News Service via AP

O líder norte-coreano Kim Jong-un disse na noite da última sexta-feira (8), segundo informações da mídia estatal, que os Estados Unidos são o "maior inimigo" de sua nação. A declaração ocorre a menos de duas semanas da posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos. "Não importa quem está no poder, a verdadeira natureza de sua política contra a Coreia do Norte nunca mudará", afirmou ele em alusão aos Estados Unidos, sem mencionar o nome de Biden. 

O governo do presidente Donald Trump foi marcado por uma relação  turbulenta com Kim. Primeiramente, os representantes se envolveram em uma guerra de palavras e ameaças mútuas, até que surgiu o "bromance" diplomático que incluiu cúpulas que ganharam manchetes e declarações de amor do presidente americano. Porém, nenhum progresso substancial aconteceu, com o processo paralisado depois que uma reunião em Hanói resultou em um impasse sobre o alívio de sanções e o que a Coreia do Norte estaria disposta a abrir mão em contrapartida.

Pyongyang "deve se concentrar e ser desenvolvido em subverter os EUA, o maior obstáculo para nossa revolução e nosso maior inimigo", disse Kim no congresso quinquenal do partido no poder, segundo a agência oficial de notícias KCNA. Pyongyang investiu grandes quantidades de recursos no desenvolvimento de suas armas nucleares e mísseis balísticos, que afirma serem necessários para a defesa contra uma possível invasão dos EUA.

Os programas nucleares avançaram rapidamente sob o comando de Kim, incluindo sua explosão nuclear mais poderosa até agora e mísseis capazes de atingir todo o território dos Estados Unidos. O país concluiu os planos para um submarino de propulsão nuclear, disse Kim, algo que mudaria o equilíbrio estratégico. De acordo com Km, a Coreia do Norte deve "avançar ainda mais em tecnologia nuclear" e desenvolver ogivas nucleares leves e de pequeno porte.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário