EUA se preparam para receber invasão de cigarras; entenda
Duas ninhadas de espécies diferentes de cigarras devem passar pelo ciclo reprodutivo simultaneamente
Foto: Reprodução
Os Estados Unidos se preparam para receber a visita de milhões e talvez até trilhões de cigarras. É o que indicam especialistas, ao afirmarem que duas ninhadas diferentes de insetos devem surgir e se acasalar nas próximas semanas. As regiões Centro-Oeste e Sudeste do país devem ser os mais atingidos.
Esse tipo de caso ocorre a cada 221 anos. A última vez que o fenômeno aconteceu foi em 1803. Os dois grupos de cigarra são conhecidos por Brood XIX e Brood XIII, o primeiro surge a cada 17 anos, e o segundo, a cada 13 anos. Os insetos poderão ser vistos a partir do fim de abril, em até 16 estados.
Segundo especialistas, a "invasão" das cigarras poderá trazer alguns transtornos e problemas. Elas poderão, por exemplo, fazer com que árvores sejam danificadas sem possibilidade de recuperação.
Quando as cigarras estão prestes a se tornar adultas, elas emergem do solo e sobem nas árvores para realizar o processo de mudança. É importante lembrar que a temperatura do solo serve como um sinal para que os insetos possam surgir, permitindo saber se o ambiente é ideal para sua sobrevivência. A espécie Brood XIX começará a sair do solo em maio, enquanto a Brood XIII emergirá do solo de abril até a segunda semana de maio.