Retido em Gibraltar, EUA solicita apreensão de petroleiro iraniano
O governo de Gibraltar estava prestes a liberar o petroleiro nesta quinta, mas, com o pedido americano a embarcação segue retida
Foto: Reprodução \ Jon Nazca / Reuters
Os Estados Unidos solicitou à Suprema Corte de Gibraltar, nesta quinta-feira (15), a apreensão do petroleiro iraniano Grace 1, que está retido no território britânico desde 4 de julho. A embarcação é suspeita de transportar petróleo para a Síria, em violação ao embargo europeu.
O governo de Gibraltar estava prestes a liberar o petroleiro nesta quinta, mas, com o pedido americano a embarcação segue retida. A audiência sobre a decisão foi adiada para as 16h (horário local, 11h no horário de Brasília). Ainda segundo o governo, o Departamento de Justiça dos EUA "solicitou a apreensão do Grace 1 sob várias alegações, que agora estão sendo consideradas". Não foram divulgados detalhes sobre o motivo do pedido, e o Departamento de Justiça ainda não comentou o assunto.
O Ministério das Relações Exteriores britânico disse em um comunicado que as "investigações conduzidas em torno do Grace 1 são assunto para o governo de Gibraltar" e que não poderia comentar mais, já que a investigação estava em andamento.