EUA sugerem preço global de cerca de US$ 40 para vacina contra Covid-19
O acordo garante suficiência para se inocular 50 milhões de norte-americanos
Foto: Reprodução
Após a compra dos Estados Unidos pelas vacinas das empresas farmacêuticas Pfizer Inc e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech SE, anunciado na quarta-feira (22), o país visa comercializar a vacina por 40 dólares. O acordo, que depende de um produto aprovável, garante suficiência para se inocular 50 milhões de norte-americanos.
Permite também que algumas farmacêuticas lucrem com seus esforços para proteger as pessoas do vírus que já matou cerca de 620 mil pessoas em todo o mundo, quase um quarto delas nos EUA.
"O preço médio de uma vacina antigripal é cerca de 40 dólares", disse Peter Pitts, presidente e cofundador do Centro para Medicina de Interesse Público. "Parece bom com esta comparação. Está dentro da média da sensatez."
As outras vacinas já mostrados no mercado mostrou eficiência semelhante, o que gera uma confiança do preço ser o divulgado, já que nenhuma farmacêutica em particular conseguiria cobrar muito mais do que suas concorrentes, afirmou o analista da empresa de biotecnologia Mizuho Vamil Divan.