EUA suspendem emissão de passaportes com gênero 'X', usado por pessoas não binárias, após decreto de Trump
Durante a campanha, Trump prometeu acabar com o que chamou de "delírio transgênero" do país
Foto: Reprodução/RedesSociais
O Departamento de Estado Americano, informou que, após decreto do presidente Donald Trump no primeiro dia de mandato, os Estados Unidos suspenderam a emissão de passaportes com gênero "X" para pessoas que se identificam como não binárias.
Trump assinou um decreto na última segunda-feira, no qual a administração dele só reconhece a existência de dois gêneros ao nascer: masculino e feminino, afirmou ele no Capitólio, durante a posse. A medida de emitir documentos com o gênero X foi autorizada durante o governo de Joe Biden.
O decreto do atual presidente visa "restaurar a verdade biológica", e também estipula que "os fundos federais não devem ser usados para promover a ideologia de gênero". Essa medida inclui os documentos oficiais do governo, incluindo também os vistos.
Durante a campanha de Trump, ele criticou as políticas de diversidade, equidade e inclusão do governo Biden e do setor empresarial, e prometeu acabar com o que chamou de "delírio transgênero", nos Estados Unidos. Além disso, anunciou que ordenaria que as agências federais suspendessem auxílios hormonais para para transição de gênero e sugeriu a proibição de participação de competições esportivas femininas - essa já está em vigor em escolas de metade do país.