EUA, Ucrânia e Rússia fazem primeira reunião para finalizar a guerra
Trilateral inédita deve ocorrer em Abu Dhabi entre sexta (23) e sábado (24).

Foto: Divulgação
Estados Unidos, ucrânia e Rússia vão realizar nesta sexta-feira (23) a primeira reunião de negociação para o fim da guerra da Ucrânia. Trilateral deve ocorrer na cúpula em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A reunião vai ser a primeira vez que os três países se reúnem para negociar um acordo de paz. Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, afirmou em coletiva, nesta sexta-feira (23), que deve ser discutido o controle territorial da região de Donbas, no leste da Ucrânia.
Nesta sexta, antes do encontro, Vladmir Putin voltou a dizer que a Rússia exige a anexação de toda a região de Donbas. O porta-voz russo, Dmitry Peskov, afirmou que a as tropas ucranianas devem ser retiradas da região para que Putin concorde com o acordo de paz.
Ainda não foram divulgados todos os detalhes do que será acordado em Abu Dhabi, apenas que os três presidentes não estarão presente. A delegação russa será representada pelo almirante Igor Kostyukov. Já a Ucrânia enviou seus principais negociadores, que envolve civis, diplomatas e autoridades de segurança. Os Estados Unidos enviou Steve Witkoff, nviado especial de Trump e Jared Kushner, genro do presidente.


