• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Europa e América do Norte devem sofrer mais danos pela poluição do ar, aponta ONU

Europa e América do Norte devem sofrer mais danos pela poluição do ar, aponta ONU

Órgão sugere que setores econômicos adotem medidas para reduzir emissão de gases

Por Da Redação
Ás

Europa e América do Norte devem sofrer mais danos pela poluição do ar, aponta ONU

Foto: Unsplash/Kristen Morith

Um novo relatório da Convenção do Ar da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece), divulgado nesta segunda-feira (19), aponta que os países da Europa e América do Norte devem sofrer danos de longo prazo por conta da poluição do ar.  Para evitar que isso aconteça, o estudo recomenda que setores como agricultura, energia, transporte e navegação adotem medidas para reduzir a emissão de gases.

O levantamento foi preparado nos últimos três anos pelos principais cientistas e formuladores de políticas da região. De acordo com a secretária executiva da Unece, Olga Algayerova, propostas que considerem a mudança climática, perda de biodiversidade, energia, transporte, agricultura e políticas de gestão de nitrogênio podem oferecer as reduções de emissões mais substanciais e econômicas.

O levantamento confirma que as ações de redução de emissões resultaram em concentrações mais baixas para a maioria dos poluentes. Os ecossistemas aquáticos e terrestres sinalizaram alguma recuperação da acidificação desde a década de 1990. No entanto, ainda existem riscos causados pela deposição de nitrogênio em mais de 50% dos ecossistemas da Europa.

As reduções de emissão de nitrogênio, especificamente amônia da agricultura, precisam ser maiores para permitir a recuperação dos ecossistemas e prevenir os efeitos de desequilíbrios de nutrientes na qualidade das águas superficiais e subterrâneas. Outras áreas são biodiversidade, árvores e resiliência de florestas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário