Política

Evento no Senado debate a implementação 5G no Brasil

O processo de implementação da tecnologia 5G está no início

Por Da Redação
Ás

Evento no Senado debate a implementação 5G no Brasil

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (19/2), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado, vai sediar um evento para discutir vantagens e riscos à privacidade na implementação do 5G no Brasil. O evento terá a participação de especialistas do setor, do governo e da academia. 

O Senado decidiu participar do debate, sobretudo, em um momento em que os Estados Unidos subiram o tom contra a gigante chinesa Huawei, a quem acusam de usar a tecnologia para roubar informações sigilosas de empresas norte-americanas.

Diretor executivo do ILB, o cientista político Marcio Coimbra, um dos idealizadores do evento, defende que o Brasil discuta a aplicação do 5G sem ideias preconcebidas, explorando a fundo o que essa tecnologia pode gerar de impactos positivos para a sociedade. Sem, é claro, descuidar dos riscos relacionados à proteção dos dados na rede, uma das maiores preocupações de especialistas a respeito da implementação do 5G ao redor do mundo.

“É preciso sair desse debate raso, em que se é a favor ou contra de um ou outro lado. É preciso entender tudo tecnicamente para ter uma internet de qualidade no Brasil. O 5G vai ter impacto em todas as frentes no país, desde transporte até a questão de saúde. Vai muito além da questão da velocidade de transmissão de dados da telefonia”, diz.

O Brasil, que está no processo inicial de implementação da tecnologia 5G, mas já tem a Huawei como fornecedora de infraestrutura, ainda não declarou se irá ou não impedir a chinesa de participar do desenvolvimento da rede. No evento no Senado, os palestrantes vão discutir os prós e contras da participação da companhia asiática, as possibilidades de aplicação do 5G e como a tecnologia poderá mudar o dia a dia de empresas, cidadãos e até do trânsito nas cidades.

Entre os palestrantes convidados estão Paulo Rogério Foina, presidente da ABIPTI (Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa Tecnológica e Inovação; José Marcos Camara Brito, professor do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel; General Guido Amin Naves, comandante de Defesa Cibernética do Exército; Paulo Delgado, sociólogo e colunista do Estado de S. Paulo; e o embaixador Achilles Emilio Zaluar Neto, diretor do Departamento de Promoção Tecnológica do Itamaraty. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do ILB-Interlegis.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário