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Evolução da Kombi, T7 ganha nova versão híbrida na Europa

Minivan ganha novidades como tração 4Motion elétrica

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Evolução da Kombi, T7 ganha nova versão híbrida na Europa

A Volkswagen Kombi é um veículo e cônico em todo o mundo. Enquanto aqui no Brasil ela saiu de linha em dezembro de 2013, desde o final dos anos 1970 na Europa ela já recebia uma nova geração. Essa história segue até hoje pois a T7 é a sequência da Kombi enquanto o ID.Buzz é sua releitura com motor elétrico. Embora esteja distante do Brasil o Volkswagen T7 ganhou novo motor híbrido inédito. 

Trata-se do Volkswagen T7 eHybrid 4Motion disponível nas versões Multivan e Califórnia Camper. 

Essa nova versão oferece um sistema híbrido plug-in combinado com tração nas quatro rodas, atraindo aqueles interessados em eletrificação, mas que ainda não estão prontos para veículos totalmente elétricos. Para quem conheceu só o motor 1.4 flex da Kombi nacional entre 2005 e 2013 é um grande upgrade. 

Mas de certa forma esse conjunto híbrido seria plausível por aqui. No coração do eHybrid 4Motion está um novo sistema híbrido plug-in (PHEV) que produz uma potência combinada de 241cv e 35kgfm de torque. A combinação vem do motor TSI Evo2 de 1,5 litro, que entrega 174cv na dianteira, combinado com um motor elétrico frontal de 113 cv e um motor de 134 cv no eixo traseiro. O motor 1.5 e a evolução do 1.4 TSI que temos fabricado em São Carlos/SP sendo usado em versões do T-Cross, do Virtus e também no Taos. 

A potência é distribuída para as quatro rodas por meio de um novo eixo traseiro que funciona exclusivamente com energia elétrica, permanecendo ativo mesmo quando a bateria está descarregada. Nesses casos, o motor TSI e o motor elétrico dianteiro trabalham juntos para gerar a energia necessária para o motor elétrico do eixo traseiro, com o motor dianteiro atuando como um gerador. O câmbio é sempre o DSG de seis marchas já conhecido. 

Esta será a primeira vez que a “Kombi” ou melhor, T7, irá usar sistema 4Motion (tração integral) com motor elétrico pois é possível selecionar o tipo de tração ou deixar de forma automática. 

A alimentação do motor híbrido fica por conta de de uma bateria de 19,7kwh que oferece até 91km de autonomia elétrica para a T7. O sistema já é compatível com sistema de carga de 11kw em carregadores residenciais e 50kw para sistemas de carga rápida 

Como veículo multi propósito, a Kombi moderna funciona como fonte de energia para funcionar ar-condicionado, ventilador, aquecimento do veículo bem como recarregar dispositivos e trazer energia para eletrodomésticos entre outros. Porém a Kombi T7 é bem cara até para os padrões europeus. Na Alemanha ela estreia por US$ 76 mil enquanto a versão Califórnia sai por US$ 83 mil. Em valores convertidos o preço é de R$ 456 a R$ 498 mil.

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