Ex-assessor de Trump chama Alexandre de Moraes de “ameaça à democracia”

Jason Miller atacou o ministro do STF após o brasileiro conceder entrevista à revista The New Yorker

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Ex-assessor de Trump chama Alexandre de Moraes de “ameaça à democracia”

Foto: Agência Brasil

Jason Miller, ex-assessor de Donald Trump e fundador da rede social Gettr, fez duras críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após entrevista concedida pelo magistrado à revista norte-americana The New Yorker. Em publicação nas redes sociais no domingo (13), Jason Miller classificou Moraes como “a maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental” e ironizou uma fala do ministro, que teria comentado: “As pessoas vão começar a dizer que estou perseguindo todo mundo agora”.

Na entrevista, publicada no início de abril, Moraes abordou os riscos do que chamou de “populismo digital extremista”, fenômeno que, segundo ele, se intensificou a partir da Primavera Árabe, quando a extrema-direita percebeu o potencial mobilizador das redes sociais. “É um populismo altamente estruturado e inteligente. Infelizmente, no Brasil e nos Estados Unidos, ainda não aprendemos a revidar”, afirmou o ministro.

Moraes mencionou ainda o impacto dos algoritmos na radicalização política e advertiu que, em mãos erradas, as redes sociais podem ser ferramentas perigosas. “Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso a X, estaríamos condenados. Os nazistas teriam conquistado o mundo”, declarou, referindo-se ao antigo Twitter.

Jason Miller tem histórico de envolvimento com o Brasil. Em 2021, ele depôs à Polícia Federal no inquérito que investiga o financiamento das manifestações de 7 de setembro daquele ano.

Ele esteve no país para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), organizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, e se reuniu com o então presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada.

Miller deixou o cargo de CEO da Gettr para atuar como conselheiro na campanha eleitoral de Trump em 2024. Alexandre de Moraes não se manifestou publicamente sobre os ataques.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário