Ex-chefe da Polícia Civil é alvo de operação contra fraudes em fundação de saúde do RJ
Allan Turnowski teve um celular e um computador apreendidos em casa
Foto: Reprodução/TV Globo
Ex-chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski é alvo de buscas nesta terça-feira (26) contra fraudes em contratos da Fundação Estadual de Saúde. Ele atuou na corporação no Rio de Janeiro de 2009 a 2011 e de 2020 a 2022. O também delegado Eduardo Clementino de Souza é outro investigado.
Agentes do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil, saíram para cumprir 12 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organizações Criminosas da Capital.
Turnowski chegou a ser preso em 2022 por suspeita de organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho. Ele responde ao processo em liberdade.
As investigações mostraram o direcionamento de contratos públicos em favor de duas empresas. Uma delas seria do delegado Clementino, de acordo com o MPRJ.
A defesa do ex-chefe da Polícia Civil afirmou na manhã desta terça (26) que ele desconhece as relações contratuais entre uma das empresas investigadas e a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo os advogados, ele teve um celular e um computador apreendidos em casa.
Além da Tijuca, mandados são cumpridos na Lagoa, Barra da Tijuca, Centro, Engenho Novo, Vila Isabel, Jacarepaguá e Ilha do Governador.