Ex-deputado federal , Valdevan Noventa é alvo de operação contra extorsão e lavagem de dinheiro em São Paulo
Ao todo, são 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, RM e em Arauá, no Sergipe
Foto: Facebook/Valdevan Noventa Oficial
A Polícia Civil de São Paulo realiza uma operação desde a madrugada desta sexta-feira (12), contra diretores do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas). A ação investiga suspeitas de ameaça, extorsão, apropriação indébita, lavagem de dinheiro e ocultação de bens e capitais.
Entre os principais alvos, está o presidente do sindicato, o ex-deputado federal Valdevan Noventa, cujo mandato pelo PL-SE está cassado, em decisão confirmada pelo Supremo Tribunal Federal em junho, por captação ilícita de recursos para a campanha, abuso de poder econômico e compra de votos. Em março de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão, por unanimidade.
A operação, batizada de Chapelier – Fase I, é realizada por policiais da 1ª Delegacia Seccional de Polícia (Centro), com investigação e trabalho de inteligência da 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).
Procurado pelo G1, Valdevan disse que está sendo perseguido pelo poder público por ter realizado greves recentes de motoristas de ônibus na capital paulista e que a polícia não encontrou nada de ilegal nas buscas feitas nas suas residências.
"Não passa de uma grande perseguição montada pelo poder público da cidade de São Paulo", disse Valdevan. "Invade minha casa pela segunda vez e não encontrou nada. Se achou canetas. Canetas que uso... valor supérfluo".
Ao todo, são 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Taboão da Serra, na região metropolitana, e em Arauá, no Sergipe. Segundo a Polícia Civil, participam da ação 52 delegados de polícia e policiais civis e 20 viaturas, caracterizadas e descaracterizadas.
A ação encontrou um suposto desvio de cestas básicas das empresas de ônibus destinadas aos trabalhadores do sindicato. Também foram apreendidos objetos de valor, documentos, celulares e dinheiro.