• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ex-embaixador dos EUA admite ter sido espião secreto de Cuba e se declara culpado

Ex-embaixador dos EUA admite ter sido espião secreto de Cuba e se declara culpado

Victor Manuel Rocha serviu como agente secreto para o governo de Cuba durante 40 anos

Por Da Redação
Ás

Ex-embaixador dos EUA admite ter sido espião secreto de Cuba e se declara culpado

Foto: Reprodução

Victor Manuel Rocha, de 73 anos, ex-embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, admitiu ter servido como agente secreto para o governo de Cuba durante décadas. 

A declaração foi feita a um juiz federal e as acusações podem levar o diplomata de descendência colombiana à prisão por anos. O advogado de defesa afirmou que os promotores concordaram com uma sentença, no entanto, a duração do prazo não foi divulgada.

Os promotores acusam Rocha de ter se envolvido em atividades clandestinas em benefício de Cuba desde pelo menos 1981, ano em que ingressou no serviço externo dos EUA.

No entanto, as autoridades federais não exemplificaram exatamente o que Rocha fez para ajudar Cuba enquanto trabalhava para o Departamento de Estado após o período como conselheiro especial do chefe do Comando Sul dos EUA.

A acusação se baseia nas próprias confissões do diplomata, feitas no passado a um agente do FBI disfarçado. Na ocasião, ele chegou a elogiar o líder da revolução cubana, Fidel Castro, como “Comandante” e rotulou os EUA de “inimigo”, elogiando seu desempenho como agente infiltrado há mais de 40 anos. Rocha foi preso pelo FBI em dezembro na sua casa em Miami.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário