• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ex-funcionário da Rede Bahia aponta racismo como motivo de desligamento da empresa
Bahia

Ex-funcionário da Rede Bahia aponta racismo como motivo de desligamento da empresa

Hildázio Santana teria sido demitido após acusação injusta de furto

Por Da Redação
Ás

Ex-funcionário da Rede Bahia aponta racismo como motivo de desligamento da empresa

Foto: Reprodução/Instagram

O jornalista Hildázio Santana, foi demitido da Rede Bahia, nesta semana, alega ter sido acusado injustamente de ter furtado uma cafeteira, segundo Hildazio relata, as acusações partiram do diretor de jornalismo, Eurico Meira. 

De acordo com o jornalista, que trabalhava há 20 anos na TV Bahia, ele havia movido o objeto de sala a fim de fazer um café com colegas de trabalho, ainda nas dependências da Rede Bahia, e todas as câmeras registraram a movimentação normalmente.

"Para você aí entender um pouco melhor o caso: retirei uma cafeteira pequena de uma sala e coloquei em outra sala. A cafeteira não saiu da Tv Bahia. Continua lá até hoje. No dia seguinte fui chamado pelo diretor de jornalismo porque as imagens mostravam eu saindo com o equipamento de uma sala para outra. Não coloquei dentro de sacola, nem de mochila, nem embaixo da camisa. Saí com ela nas mãos e por onde passei existiam câmeras mostrando tudo. Quase 10 câmeras de uma sala para outra.", explicou em publicação.. 

No dia seguinte, Hildázio foi procurado pelo diretor de jornalismo, que tentou demiti-lo por "justa causa", alegando que o jornalista teria "subtraído" o equipamento. Além disso, segundo o relato de Hildazio, Eurico teria perguntado à ele sobre o tamanho da mochila, o que levava nela e por que teria entrado no local de maneira "furtiva". 

Segundo Hildázio, foi neste momento que ele percebeu que se tratava de um caso de racismo.

"Será que em quase 20 anos de TV Bahia e no cargo de liderança que exercia, coordenador geral de esportes, 7 promoções dentro da emissora, eu iria subtrair ou furtar, um equipamento de café? Tenho princípios e valores que meus pais me deram", afirmou. Questionando se caso fosse "uma pessoa branca de origem nobre, o tratamento seria esse?"

Em seu instagram Hildazio escreveu o ocorrido e recebeu apoio de colegas de profissão e internautas em geral. Veja abaixo:

 


Em nota, a Rede Bahia afirma que o desligamento foi uma "decisão gerencial, natural do dia a dia de qualquer empresa privada". Além disso, a empresa nega que a demissão tenha tido "qualquer viés discriminatório ou persecutório".

A companhia não deu mais detalhes se pretende apurar o caso ou tomar alguma em relação ao diretor de jornalismo Eurico Meira. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.