Ex-namorado preso por matar delegada na Bahia havia sido detido em maio por agredi-la
Ele também é investigado por falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão
Foto: Reprodução/Redes sociais
Tancredo Neves Feliciado de Arruda, preso em flagrante por matar a delegada Patrícia Neves Jackes Aires, de 39 anos, já havia sido detido em maio deste ano por agredi-la. Ele era ex-namorado da delegada e, segundo informações da Polícia Civill, também possui um histórico de indiciamentos por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica.
Na época dos primeiros registros de agressão, a mulher chegou a solicitar uma medida protetiva, mas tempo depois o casal se reconciliou. Neste meio tempo, ele chegou a ser preso em flagrante por agressões à delegada, mas foi solto após decisão da Justiça.
Já os indiciamentos por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica aconteceram depois que a Polícia Civil de Euclides da Cunha concluiu as investigações em 2022. Os documentos foram remetidos ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). No entanto, a polícia não divulgou os detalhes desses crimes.
Crime
O corpo da delegada foi encontrado, nas primeiras horas da manhã de domingo (11), dentro do próprio carro, em uma área de mata, no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador.
Patrícia Neves Jackes Aires era mãe, atuava como plantonista e era ativa no enfrentamento às violências de gênero. Ela atuava na delegacia da cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano.
Prisão
Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, na noite do último sábado (10), Tancredo Neves acionou a Polícia Militar para informar que havia sido sequestrado junto com a namorada na região de Amélia Rodrigues. Na ocasião, ele afirmou que havia sido liberado pelos supostos sequestradores, enquanto Patrícia continuou sob controle dos criminosos.
Horas depois, o carro foi encontrado na beira de uma estrada. O namorado, então, foi preso em flagrante. Ele é apontado como o principal suspeito do crime de feminicídio.
Após o crime, a Polícia Civil emitiu uma nota expressando pesar pela morte da servidora, que atuava na Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, e destacou que está mobilizada para esclarecer as circunstâncias do crime e tomar as medidas necessárias.
O corpo de Patrícia Neves será velado na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus e sepultado na cidade de Recife, em Pernambuco, durante a tarde.