Ex-presidente Bolsonaro vê como oportunidade a possibilidade de pedido de vista no julgamento do TSE
Ex-presidente elogia ministro do TSE e comenta atraso no processo que pode torná-lo inelegível
Foto: Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro elogiou o ministro Raul Araújo, do TSE, e destacou de forma positiva a chance de um pedido de vista, o que resultaria em mais tempo de análise e atrasaria o julgamento do caso. A declaração foi dita em entrevista à Rádio Gaúcha Atualidade,
Segundo Bolsonaro, o ministro Raul, reconhecido por sua aderência à lei mesmo estando em um tribunal político, é o primeiro a votar após o relator. A perspectiva de um pedido de vista é vista como benéfica para esclarecer os fatos.
Os ministros Nunes Marques e Raul Araújo, alinhados ao ex-presidente no TSE, já proferiram decisões favoráveis a Bolsonaro anteriormente. Agora, há expectativa de que um deles solicite o pedido de vista e suspenda o julgamento.
É importante ressaltar que, caso ocorra a suspensão, ela será temporária, pois as novas regras do TSE estipulam que o processo deve ser devolvido em até 60 dias, caso contrário, será incluído automaticamente na pauta de julgamentos.
Bolsonaro afirmou que não quer discutir a possibilidade de ficar inelegível, ressaltando que enquanto tiver condições físicas e mentais, continuará envolvido na política e colaborando com o Brasil.
O julgamento de Bolsonaro no TSE está suspenso até terça-feira (27). O Ministério Público Eleitoral argumentou que a reunião com embaixadores foi uma "manobra eleitoreira" e defendeu a inelegibilidade do ex-presidente.
Caso seja considerado inelegível, Bolsonaro poderá ficar impossibilitado de concorrer pelos próximos oito anos, devido ao suposto abuso de poder político durante a reunião com embaixadores em 2022, na qual ele atacou, sem apresentar provas, o sistema eleitoral brasileiro.