Ex-presidente das Filipinas é preso pela Interpol por crimes contra a humanidade
Projeto 'Guerra contra as drogas' de Rodrigo Duterte teria matado milhares de filipinos

Foto: Reprodução/YouTube
O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi preso nesta terça-feira (11) ao desembarcar no aeroporto de Manila, cumprindo um mandado emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). A prisão foi confirmada pelo governo filipino.
Duterte é alvo de uma investigação do TPI por suspeitas de crimes contra a humanidade relacionados ao projeto "Guerra contra as drogas", que resultou na morte de milhares de filipinos durante seu mandato, entre os anos de 2016 e 2022. O tribunal começou a apurar as denúncias em 2019, mas as Filipinas se recusaram a cooperar até o ano passado.
Na segunda-feira (10), em Hong Kong, Duterte havia declarado estar pronto para ser preso, reafirmando sua defesa da repressão ao tráfico de drogas. Ele nega ter ordenado execuções extrajudiciais, alegando que a polícia só deveria agir em legítima defesa.
O ex-conselheiro jurídico de Duterte, Salvador Panelo, disse que a prisão foi ilegal e afirmou que a polícia não permitiu que um dos advogados de Duterte se encontrasse com ele no aeroporto.
A "guerra contra as drogas" foi a política de campanha emblemática que levou Duterte ao poder em 2016 como um prefeito independente e combatente do crime, que cumpriu as promessas feitas durante discursos inflamados de matar milhares de traficantes de drogas.
A polícia nega envolvimento nos assassinatos.