• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado em caso de financiamento ilegal de campanha
Mundo

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado em caso de financiamento ilegal de campanha

Tribunal impõe pena de prisão, mas abre possibilidade de recurso

Por Da Redação
Ás

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado em caso de financiamento ilegal de campanha

Foto: Getty Images

A justiça francesa determinou nesta quarta-feira (14) a condenação do ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy no caso "Bygmalion", relacionado ao financiamento ilegal da campanha para as eleições presidenciais de 2012. Sarkozy, 69 anos, ainda pode recorrer da decisão para evitar a prisão. As informações são O GLOBO.

O ex-presidente foi considerado culpado em primeira instância em setembro de 2021 por exceder o limite legal de despesas de campanha eleitoral, resultando em uma sentença de um ano de prisão. No entanto, o tribunal ofereceu uma alternativa durante os seis meses de cumprimento obrigatório da pena, o que permite a Sarkozy evitar a prisão imediata.

Embora não tenha sido acusado de envolvimento direto no esquema de faturas falsas, projetado para ocultar o aumento das despesas de campanha, que ultrapassaram o limite legal em quase 43 milhões de euros, o ex-presidente enfrentou acusações relacionadas ao financiamento ilegal de campanha.

Doze ex-gerentes de campanha, incluindo membros de seu partido UMP (agora renomeado como The Republicans) e da empresa Bygmalion, também foram julgados por cumplicidade em financiamento ilegal de campanha, fraude e quebra de confiança, entre outros crimes.

O caso, que veio à tona dois anos após as eleições presidenciais de 2012, abalou o partido de direita e acrescentou-se à lista de processos judiciais enfrentados por Sarkozy. O ex-presidente também enfrenta acusações de financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007 pela Líbia, além de um processo por corrupção envolvendo um magistrado sênior.

Em outubro, Sarkozy foi acusado em outro caso de suposta adulteração de testemunhas, aumentando os desafios jurídicos que enfrenta ao lado de sua esposa, Carla Bruni.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário