Ex-superintendente da PF no RJ é nomeado para cargo junto à Europol, na Holanda
A nomeação de Ricardo Saadi foi divulgada nesta quinta (9), em edição extra no DOU

Foto: Divulgação | Agência Senado
O ex-superintendente da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, Ricardo Saadi, foi nomeado, nesta quinta-feira (9), para ocupar o cargo de oficial de ligação junto à Europol, a polícia europeia, na cidade de Haia, na Holanda. A designação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e foi assinada pelo diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza.
No ano passado, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar a troca da superintendência da PF no Rio, Saadi foi nomeado para ocupar um cargo de chefia na Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado em Brasília. Ele ficou na superintendência de fevereiro de 2018 até agosto de 2019.
Na época, depois do anúncio da troca feito por Bolsonaro, a PF alegou que a mudança já estava prevista e que "o motivo da providência é o desejo manifestado, pelo próprio policial, de vir trabalhar em Brasília, não guardando qualquer relação com o desempenho do atual ocupante do cargo".
Troca essa, que foi um dos motivos de desavenças entre o presidente Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que revelou que Bolsonaro estaria tentando interferir, politicamente, na superintendência da PF no Rio.