Ex-vereador de Juazeiro condenado por organização criminosa e lavagem de dinheiro é preso após um ano foragido
Amadeus dos Santos Silva foi condenado a sete anos de regime semiaberto

Foto: Reprodução/TV São Francisco
O ex-vereador de Juazeiro, cidade no norte da Bahia, Amadeus dos Santos Silva, se entregou à Polícia Civil, na quarta-feira (19), após ficar um ano foragido. Amadeus foi condenado a sete anos em regime semiaberto por lavagem de dinheiro e integrar uma organização criminosa.
O político foi encaminhado para o Conjunto Penal de Juazeiro, onde cumprirá a sentença. Em nota, a defesa dele informou que pediu a liberação do uso de tornozeleira eletrônica.
Amadeus foi alvo de uma ação da Polícia Federal, que integrava a Operação Astreia, em junho de 2023, quando ele ainda era vereador. A polícia aponta o filho de Amadeus, Manoel Luiz dos Santos Neto, de 26 anos, como o chefe da organização criminosa.
Segundo a investigação, Amadeu movimentou cerca de R$ 400 mil, com a finalidade de "ocultar e dar aparência de licitude a valores advindos da atividade ilícita do grupo criminoso".
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) afirma que ele dificultou a investigação ao tentar destruir provas. Drogas e um documento falso foram apreendidos na casa de Amadeus à época.
Antes de ser preso na quarta-feira, o ex-vereador já havia sido preso em uma das fases da operação, mas foi solto após decisão judicial.