Ex-vereador de Juazeiro é preso após descumprir regras do regime semiaberto
Justiça acata pedido do MP-BA

Foto: Divulgação
O ex-vereador Amadeu do Santos Silva foi preso na última quarta-feira (9), em Juazeiro, após a Justiça determinar a regressão de sua pena do regime semiaberto para o fechado. A medida foi solicitada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), no âmbito da segunda fase da Operação Astreia, que investiga uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas na região.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Norte), Amadeu vinha descumprindo sistematicamente as condições impostas pelo uso de tornozeleira eletrônica. Entre as irregularidades, constam a permanência em endereços não autorizados e o comparecimento simbólico ao local de trabalho, sem o efetivo exercício de atividades laborais.
A decisão judicial, assinada pelo juiz Roberto Paranhos Nascimento, cita que o ex-parlamentar apenas registrava presença no sistema de monitoramento e não exercia função profissional de fato.
A prisão foi realizada com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), da Justiça de Execuções Penais de Juazeiro, da Polícia Federal, da Cipe Caatinga e do Comando de Policiamento da Região Norte.