Coronavírus

Exame para detectar AVC pode revelar infecção por Covid-19, diz estudo

Descoberta pode ajudar na identificação precoce da doença

Por Da Redação
Ás

Exame para detectar AVC pode revelar infecção por Covid-19, diz estudo

Foto: Agência Brasil

Um estudo realizado pela King´s College London, no Reino Unido, publicado no American Journal of Neuroradiology na sexta-feira (18), assegura que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode ser diagnosticada no mesmo exame utilizado para detectar o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o estudo, a tomografia computadorizada dos vasos sanguíneos da cabeça e pescoço foi capaz de capturar a chamada "opacidade em vidro fosco", que ocorre em doenças pulmonares como a Covid-19, durante exames de emergência. De acordo com o pesquisador Tom Booth, líder do estudo, a descoberta pode ajudar na identificação precoce da doença. 

Para realizar o estudo os pesquisadores examinaram 225 pacientes em três hospitais de Londres. Ainda de acordo com Booth, quando a equipe detectou essa alteração nos pulmões dos pacientes durante o exame de emergência, foi capaz de diagnosticar a Covid-19 de forma confiável e precisa.  “Isso é realmente relevante, dadas as limitações do teste PCR para diagnosticar a Covid-19, pois leva tempo e às vezes é impreciso", afirmou por meio de nota. 

“Esses resultados são úteis porque as alterações provocadas pela Covid-19 são simples para radiologistas e outros médicos observarem. Esta é uma informação gratuita em uma varredura destinada a outra finalidade, mas extremamente valiosa", concluiu o pesquisador.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.