Exame que detecta Alzheimer por meio de amostra de sangue chega ao Brasil
Tecnologia foi lançada há cerca de um mês nos Estados Unidos
Foto: Agência Brasil
Um exame de sangue inédito para avaliar o risco de Alzheimer e contribuir para o diagnóstico da doença, lançado há cerca de um mês nos Estados Unidos, começou a ser oferecido no Brasil. O teste, indicado para pessoas com suspeita de demência ou com comprometimento cognitivo leve, consegue detectar a presença de biomarcadores do Alzheimer no organismo.
A nova ferramenta foi lançada no país pela rede de saúde integrada Dasa e já está disponível nos laboratórios da empresa. O exame utiliza uma tecnologia chamada espectrometria de massas, que envolve uma máquina para identificar moléculas específicas em uma determinada amostra. Dessa forma, a tecnologia procura no sangue do paciente dois tipos da proteína beta-amiloide: a 40 e a 42. Isso porque as placas formadas por esses compostos no cérebro são alguns dos principais biomarcadores do Alzheimer.
Além de auxiliar o médico no diagnóstico, o procedimento evita a realização da punção lombar para coleta do liquor, uma técnica invasiva que custa pelo menos três vezes mais do que o exame de sangue. O novo teste sanguíneo já pode ser feito em laboratórios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Bahia.