Exames de detecção da Covid-19 apresentam aumento de 40% no Brasil
Além disso, o número de resultados positivos também cresceu 24,1%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), nesta semana, há uma tendência de aumento na quantidade de testes de Covid-19 realizados nas últimas semanas no Brasil.
Realizados em laboratórios de medicina diagnóstica, entre 9 e 15 de maio, o número de exames realizados aumentaram ao menos 40% em relação à última semana, segundo a estimativa divulgada.
Já em relação a taxa de positividade, o número de testes positivos apresentou um crescimento de 24,1% da totalidade no mesmo período.
Entre 2 a 8 de maio, haviam sido realizados 47.803 exames. Destes, 17,1% apresentaram resultado positivo, cerca de 8 mil do total.
Já na última semana de abril, entre 25 a 1º de maio, foram 44.095 testes feitos, com taxa de positividade de 12,9%. O número foi 26% superior à semana anterior.
Alerta mundial
Nessa terça-feira (17), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a preocupação com a redução dos testes realizados para detecção da Covid-19, além dos sequenciamentos genéticos do vírus. Segundo a entidade, o número cai conforme os países declaram o fim do estado de emergência provocado pela doença.
O diretor-geral da agência internacional, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que quatro das seis regiões monitoradas pela OMS apresentaram aumento de casos na última semana.
“Devido à redução de testes e sequenciamento em muitos países, é cada vez mais difícil saber onde está o vírus e como ele está sofrendo mutações”, afirmou.