Exercícios aeróbicos protegem rins de diabéticos, afirma pesquisa
O levantamento foi realizado pela Unicamp, e publicado na revista científica Scientific Reports
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A prática exercícios aeróbicos podem oferecer benefícios para diabéticos, protegendo os rins contra disfunções do órgão provocadas pela doença, revela um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicado na revista científica Scientific Reports.
Como mostra o levantamento, o efeito é gerado em razão da liberação do hormônio irisina, expelido pelo tecido muscular durante a realização de exercícios físicos, em especial, os aeróbicos. Além disso, ele eleva a presença da enzima AMPK, responsável pela proteção dos rins.
“Nós constatamos que o exercício aeróbico está associado a um aumento da irisina muscular na circulação sanguínea e também nos rins, conferindo proteção para os néfrons”, disse em comunicado o médico José Butori Lopes de Faria, professor de Nefrologia na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e orientador do estudo.
Os pesquisadores também destacam que o desenvolvimento da diabetes causa lesões nos canais sanguíneos que irrigam os rins, como vasos, artérias e veias. Quando esses canais ficam fracos, podem gerar um quadro de insuficiência renal crônica.
A pesquisa surgiu de um trabalho prévio no qual os cientistas avaliaram os efeitos da enzima AMPK na proteção contra fibrose renal, uma inflamação crônica das células.