Saúde

Exercícios aeróbicos protegem rins de diabéticos, afirma pesquisa

O levantamento foi realizado pela Unicamp, e publicado na revista científica Scientific Reports

Por Da Redação
Ás

Exercícios aeróbicos protegem rins de diabéticos, afirma pesquisa

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A prática exercícios aeróbicos podem oferecer benefícios para diabéticos, protegendo os rins contra disfunções do órgão provocadas pela doença, revela um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicado na revista científica Scientific Reports.

Como mostra o levantamento, o efeito é gerado em razão da liberação do hormônio irisina, expelido pelo tecido muscular durante a realização de exercícios físicos, em especial, os aeróbicos. Além disso, ele eleva a presença da enzima AMPK, responsável pela proteção dos rins.

“Nós constatamos que o exercício aeróbico está associado a um aumento da irisina muscular na circulação sanguínea e também nos rins, conferindo proteção para os néfrons”, disse em comunicado o médico José Butori Lopes de Faria, professor de Nefrologia na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e orientador do estudo.

Os pesquisadores também destacam que o desenvolvimento da diabetes causa lesões nos canais sanguíneos que irrigam os rins, como vasos, artérias e veias. Quando esses canais ficam fracos, podem gerar um quadro de insuficiência renal crônica.

A pesquisa surgiu de um trabalho prévio no qual os cientistas avaliaram os efeitos da enzima AMPK na proteção contra fibrose renal, uma inflamação crônica das células.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.