• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Exigências da 1ª etapa atrasam escolha de voluntários para testes ButanVac em humanos
Brasil

Exigências da 1ª etapa atrasam escolha de voluntários para testes ButanVac em humanos

Estudo disponibilizou 418 vagas, mas a triagem só conseguiu selecionar 120

Por Da Redação
Ás

Exigências da 1ª etapa atrasam escolha de voluntários para testes ButanVac em humanos

Foto: Reprodução

As exigências da primeira etapa do estudo clínico da ButanVac em humanos atrasou a escolha dos 418 voluntários para a fase dos testes no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em São Paulo, segundo o pesquisador Rodrigo Calado, responsável pelo recrutamento. 

Em entrevista ao G1, ele afirmou que são muitos pré-requisitos que precisam ser cumpridos. Mais de 9 mil pessoas se inscreveram para o estudo, mas apenas 120 foram selecionados. 

“Muitos voluntários ou já receberam vacina pelo próprio Programa Nacional de Imunização ou são pessoas que receberam vacina da gripe nos últimos 28 dias e não podem participar do estudo. O que nós vimos, também, é que algumas dessas pessoas já tiveram Covid e nessa fase não podem participar”, explicou.

Para esta primeira etapa, o Butantan e o HC buscam voluntários com mais de 18 anos. “Nós precisamos ter os voluntários sadios, que não tiveram contato com o vírus, para que esses parâmetros biológicos possam ser avaliados”, disse Calado.

Os voluntários escolhidos serão divididos em dois grupos. Um receberá a ButanVac e outro o placebo. Quem tomar o placebo, já já tem as duas doses da vacina contra a Covid garantidas pelo Butantan e pelo HC, com um dos imunizantes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Caso, ao final da pesquisa, fique comprovada a ineficácia da ButanVac, os voluntários também serão vacinados contra o coronavírus, segundo Calado.

O objetivo é observar a eficácia imunológica da ButanVac, por isso são muitas as exigências. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário