Política

Expansão do Brics mostra que mundo não é ditado pelo G7, diz Celso Amorim

Assessor especial para relações internacionais do presidente Lula reconhece que o grupo Brics deverá ser ampliado

Por Da Redação
Ás

Expansão do Brics mostra que mundo não é ditado pelo G7, diz Celso Amorim

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O representante encarregado das questões internacionais da Presidência, Celso Amorim, afirmou nesta terça (22), que a reunião do Brics em Johannesburgo consolida o grupo como uma nova potência global, desvinculando-o do domínio do G7, composto por Japão, Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Canadá e Reino Unido. Segundo ele, o interesse de outras nações em se associar ao Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, reflete uma busca por reconhecimento mundial. 

Amorim fez essas declarações momentos antes da primeira agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em um encontro com líderes do Congresso Nacional Africano (ANC), partido do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.

O assessor também destacou que o evento evidencia a diversificação de atores nas relações globais, transcendendo a polarização atual entre EUA e China. Ele acredita que o Brics pode exemplificar essa mudança.

Ainda hoje, os líderes do Brics terão uma reunião para discutir tópicos como a expansão do grupo e a possível criação de uma moeda comum para transações entre os membros. Amanhã, está agendado um encontro com a participação de mais de 40 países interessados em ingressar no grupo, formalmente estabelecido em 2009.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário