Esportes

O que esperar de Carlos Amadeu, novo técnico do Vitória

Treinador retorna ao clube após quatro anos

Por Gabriel Rezende
Ás

O que esperar de Carlos Amadeu, novo técnico do Vitória

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Anunciado na última segunda-feira (6) para substituir Osmar Loss no comando do Vitória, o técnico Carlos Amadeu retorna à toca do Leão após quatro anos com a dura missão de tirar o time da zona de rebaixamento, e tentar buscar o complicado acesso à elite. Experiente no trabalho com as divisões de base, o treinador também tem experiência no Rubro-Negro.

Em casa, certamente o treinador irá se sentir. Carlos Amadeu já passou pelo clube entre 1992 e 1995, nas categorias de base. Após uma saída, retornou em 2009, novamente para comandar o Rubro-Negro e conseguiu como maior título a Copa do Brasil sub-20 em 2012, com os garotos do Leão. O contato com a equipe profissional também não será uma novidade, já que ele atuou em três partidas pelo Brasileiro de 2015, até migrar para defender as cores do Brasil.

Convidado para substituir Rogério Micale no comando da Seleção sub-20, após expressivos resultados na categoria sub-17, que levaram ao título sul-americano e o terceiro lugar no Mundial da categoria, em 2017, Carlos Amadeu foi efetivado para mudar o legado negativo que seu antecessor havia deixado, ao não classificar a equipe para a Copa do Mundo, mas também fracassou e pela quarta vez (1979, 2013, 2017 e 2019), o time brasileiro não foi ao Mundial, o que gerou um desgaste interno na CBF e sua permanência no cargo ficou insustentável, até ser oficializada a demissão.

Uma das grandes características do técnico é a formação de atletas, seja no campo ou futebol de salão, função esta que ele desempenha desde 1992. Pelo Vitória já treinou ilustres jogadores e ídolos do clube, como Vampeta e Alex Alves. Diante do baixo rendimento de alguns atletas ao longo da disputa da Série B, a tendência é que Amadeu olhe com mais atenção para a base Rubro-Negra. Jogadores como Eron, artilheiro do Campeonato de Aspirantes, devem ganhar mais chance.

Carlos Amadeu já terá a estreia na beira do campo no próximo sábado (10), quando o Vitória recebe o Paraná, às 19h, no Barradão. Oportunidade para o treinador identificar o que pode acrescentar de novo para tirar o time da vice-lanterna da Série B.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário