Explosão de pagers do Hezbollah deixa pelo menos oito mortos no Líbano
Autoridades locais já contabilizam cerca de 2.780 pessoas feridas
Foto: Reprodução
Pagers que pertencem a membros da milícia xiita radical libanesa Hezbollah explodiram simultaneamente em diversas partes do Líbano nesta terça-feira (17), conforme informou o ministério da Saúde do país. O ministro da pasta, Firas al Abyad, disse que pelo menos oito pessoas morreram em decorrência das explosões e 2.780 ficaram feridas.
Um comunicado oficial do Hezbollah, falando sob condição de anonimato, disse que a detonação dos equipamentos de comunicação foi a “maior violação de segurança” à qual o grupo foi submetido em quase um ano de conflito.
Israel e o Hezbollah estão envolvidos em ataques paralelamente à guerra de Gaza que eclodiu em outubro passado, a pior escalada desse tipo em anos. As recentes explosões ocorreram após Israel afirmar que cogita realizar uma operação militar dentro do Líbano para fazer com que o Hezbollah pare de lançar foguetes contra o território israelense.
Após o ocorrido, o ministério da Saúde do Líbano aconselhou que os cidadãos fiquem longe de dispositivos portáteis até que fique claro o que causou as explosões.