Explosão rompe barragem e inunda cidade na Ucrânia
Ao menos 22 mil famílias foram afetadas, em 80 povoados
Foto: Reprodução/Redes sociais
A cidade de Nova Kakhova, no Ucrânia, amanheceu inundada após um ataque de bombas no sul do país romper a barragem da usina hidrelétrica no local.
A cidade e toda a região são controladas atualmente pela Rússia. Por causa disso, os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque.
A explosão aconteceu na barragem de Nova Kakhovka, na região de Kherson. A agência estatal russa RIA estima 22 mil pessoas afetadas pelo ocorrido, enquanto o governo ucraniano afirma que 80 povoados podem ser inundados.
O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais completamente submersas. Kiev informou que moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas.
O chefe da região de Kherson, ligado ao governo da Ucrânia, disse que a água pode atingir níveis críticos nas próximas horas.
A agência estatal de energia atômica da Ucrânia avalia ainda que a explosão da barragem põe risco à usina nuclear de Zaporizhzhia, que usa a água do reservatório para garantir a segurança da operação. No entanto, segundo a agência, a situação está, por ora, sob controle.