Exportação de suco de laranja para os EUA deve ser zerada com taxação de Trump, diz CNA
Em 2024, foi exportado mais de um milhão de toneladas de suco para o país norte-americano

Foto: Divulgação
A exportação de suco de laranja brasileiro para o mercado dos Estados Unidos deve ser zerada com a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros aplicada pelo presidente Trump. Os dados são de uma nota técnica divulgada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
"Alguns produtos sofrerão mais impacto que outros, caso dos sucos de laranja, em que a tarifa se tornaria impeditiva para o produto brasileiro. Enquanto isso, produtos como o café verde teriam um menor impacto relativo, devido à queda na oferta do grão no mercado internacional nos últimos anos, o que faz com que a capacidade de substituição seja mais rígida", diz a nota.
O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo. De casa cinco copos consumidos no planeta, três são produzidos em solo brasileiro.
A CNA estima uma redução de 48% no valor das exportações brasileiras para os Estados Unidos com a taxação de Trump. Ou seja, representa US$ 5,8 bilhões a menos na venda de produtos agropecuários para o norte-americano.
Além do suco de laranja, o setor açucareiro também deve sofrer impacto. A estimativa é de que açúcares de cana reduzam 74% do volume exportado, em relação ao mesmo período do ano passado.
O volume de exportação de artigos de madeira, que é considerado como produto agropecuário pelo Ministério da Agricultura, deve cair 93%. Obras em madeira podem ter uma redução de 77% na exportação.