Exportação da vacina de Oxford não será permitida pela Índia, diz chefe do Instituto Serum
Instituto produz a vacina de Oxford/AstraZeneca para países em desenvolvimento
![Exportação da vacina de Oxford não será permitida pela Índia, diz chefe do Instituto Serum](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/56936/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=07b91ecf8719b1be0f6f3551a679aa9c)
Foto: Reprodução/ Getty Images
De acordo com o chefe do Instituto Serum, fabricante contratado para produzir 1 bilhão de doses da vacina para países em desenvolvimento, o governo indiano não vai permitir a exportação da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 produzida na Índia. O anuncio foi feito neste domingo (3).
O Instituto Serum é o mesmo fabricante que a Fiocruz anunciou neste domingo, ter fechado contrato para a aquisição de doses da vacina. Ainda não está claro como a decisão pode afetar as entregas.
Segundo o presidente do Instituto Serum, Adar Poonawalla, as exportações serão barradas até que a população mais vulnerável da Índia seja imunizada. Ainda segundo ele, a empresa foi impedida de vender suas doses para organizações privadas. “Só podemos dar (as vacinas) para o governo da Índia no momento”.
O presidente da fabricante disse ainda que as exportações poderão ser feitas apenas depois de garantir 100 milhões de doses para o governo indiano, o que pode atrasar as entregas para outros países em até dois meses. "O governo indiano só quer garantir que as pessoas mais vulneráveis ??do país recebam primeiro – eu endosso e apoio totalmente essa decisão".
A embaixada da Índia no Brasil ainda não comentou o caso.