• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Exposição fotográfica promove adoção de cães e gatos pela 1ª vez em Salvador

Exposição fotográfica promove adoção de cães e gatos pela 1ª vez em Salvador

As imagens fazem parte do projeto 'Adote um Pet' e tem curadoria de Cândida Sousa

Por Emilly Lima
Ás

Exposição fotográfica promove adoção de cães e gatos pela 1ª vez em Salvador

Foto: Divulgação

Na tentativa de encontrar uma família para cães e gatos que foram resgatados das ruas pela ONG Doce Lar, o projeto "Adote um Pet" promove, pela primeira vez em Salvador e na Bahia, uma exposição fotográfica para incentivar a adoção dos pets. A abertura do evento acontecerá no dia 3 de junho, às 15h, no Shopping Barra, na capital baiana, e segue no local até dia 18 do mesmo mês.

De acordo com Cândida Sousa, responsável pela curadoria da exposição, a ideia surgiu em meio a uma live sobre voluntariado que fazia no Instagram. "Eu sempre fui uma apaixonada por animais em geral, especialmente os pets, que são os que fazem parte das nossas famílias. E sempre tive a vontade de fazer algo por eles. E com a minha sensibilidade muito aguçada pelos animais fiz uma live sobre voluntariado e surgiu a ideia da exposição fotográfica. Foi a partir daí, que busquei as parcerias para a realização do projeto", explica ao Farol da Bahia.

A iniciativa, que é inovadora no Estado, foi planejada a partir da falta de políticas públicas eficientes para os animais domésticos. Foi ao observar essa deficiência que Cândida se engajou a buscar parceiros para realizar o projeto em Salvador. Segundo ela, setores do poder público e protetores de outros estados também foram mobilizados para que o evento também ocorra em outros locais do Brasil.

"Cada vez mais vejo que aqui na Bahia é inexistente uma real política pública eficiente e ativa, esse é um cenário que me incomoda profundamente. E percebendo esse panorama, somado a minha vontade de fazer algo por eles, procurei buscar ações mais efetivas e para isso fui em busca de parcerias na iniciativa privada, como os parceiros privados que contribuíram para a realização deste e de outros eventos que virão, setores do poder público e protetores de outros estados, para que possamos implementar na Bahia uma sinergia de ações, projetos de lei, políticas públicas que favoreçam a causa animal, aplicando modelos que estão dando certo em outros estados. Vale ressaltar que inclusive teremos representantes de alguns desses estados no evento. Fiquei muito feliz e surpreendida com a receptividade positiva de todas as empresas e voluntários que captei para que pudessem contribuir e me ajudar a realizar este evento. Costumo falar que, sou por eles e para eles. E assim seguirei", detalhou sobre as conquistas para a realização da exposição.

No local, o público presente vai encontrar fotografias dos cachorros e gatos que estão à procura de um lar e disponíveis para a adoção. Na imagem de cada animal terá a informação sobre ele e o contato da ONG Doce Lar, que é a responsável pelos animais e por todo o processo. "O público vai encontrar uma ideia inovadora, uma nova forma de olhar para esses animais que estão nos abrigos à espera de um lar, de uma família para amar e serem amados. Todos vão encontrar fotos lindas e com olhares apaixonantes desses serem inocentes e tão amáveis", adianta Cândida. 


Foto: Divulgação

"Se alguém quiser adotar, deve entrar em contato com eles para realizar, junto com a ONG, o processo padrão que eles têm de entrevista para que possa ser feita uma adoção responsável e cheia de amor", acrescenta a curadora.  

"Eu espero que as pessoas se sensibilizem cada vez mais com os animais em situações de rua, que denunciem crimes de maus tratos, que tenham um olhar sensível sobre a adoção, que tenham consciência, muito respeito e responsabilidade com os animais. Eu espero muito amor, muitos olhares de admiração, muita surpresa, que o público se surpreenda e sejam realmente tocados no coração por essa exposição que foi realizada com muito trabalho, dedicação e amor por todos os envolvidos. As fotos estão lindas e apaixonantes. Eu espero que o público saia encantado", finaliza.

É importante destacar que a exposição fotográfica será aberta ao público, às 15h, no dia 3 de junho, mas vai acompanhar o horário do Shopping Barra até o dia 18, quando o evento será encerrado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário