Michel Telles

Exposição “Nasce o Sol a 2 de Julho” celebra a festa com textos de Jorge Amado!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Exposição “Nasce o Sol a 2 de Julho”   celebra a festa com textos de Jorge Amado!

Foto: Divulgação Assessoria

A Fundação Casa de Jorge Amado e o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, montaram no Mirante das Letras da Fundação, e na Estação Campo da Pólvora, do Metrô Bahia, a exposição “Nasce o Sol a 2 de Julho” com o objetivo de celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

“Nasce o Sol a 2 de Julho” é composta por 10 painéis. O primeiro deles contém um texto da historiadora Socorro Targino Martinez, “A Festa da Independência”; o segundo, interativo, tem a letra do Hino ao Dois de Julho. Nele, ao se clicar, se pode ouvir a composição; há quatro textos de Jorge Amado sobre a data e a festa, publicados no livro Bahia de Todos os Santos e outro especialmente escrito para o jornal O Imparcial.

Myriam Fraga assina o texto do painel sobre a Fundação Casa de Jorge Amado, que foi inaugurada em 1986 e ganhou outro painel com fotos. Por fim, no último painel, Zélia Gattai, que nasceu no dia dois de julho, revela, num trecho do seu discurso de quando recebeu o título de Cidadã Baiana, como Jorge Amado “roubou” o pipocar de fogos da alvorada da independência da Bahia e o dedicou a ela.

Todas as imagens fazem parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado. “Nesta exposição procuramos trazer algumas referências emblemáticas e curiosas. São textos e fotografias que registram a importância do marco para a Fundação, de uma forma bem particular, além da tradição da forte participação popular”, revela Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.