• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Exposição reúne trabalhos de alunas do curso de tecelagem no Centro de Comercialização Artesanato da Bahia!
Michel Telles

Exposição reúne trabalhos de alunas do curso de tecelagem no Centro de Comercialização Artesanato da Bahia!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Exposição reúne trabalhos de alunas do curso de tecelagem no Centro de Comercialização Artesanato da Bahia!

Foto: Divulgação Assessoria

A partir de quinta-feira (01/12), será realizada a mostra “A Trama diaspórica nos arremates da resistência”, que marca o encerramento do curso de tecelagem ministrado pelo professor e artesão Joselito Pinto, o Mestre Zelito. A exposição ficará em cartaz até o dia 17 de dezembro, no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra. Com curadoria de Nadja Miranda e Rebeca Lawinski, a exposição reúne peças criadas pelas alunas durante três meses de aprendizado, o destaque fica por conta dos belíssimos panos da costa, uma herança da cultura africana, que possui a rica a arte de fiar e de criar tecidos coloridos e cheios de tramas.

Com entrada franca, a Mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h; e aos sábados, das 9h às 14h.Esta será uma oportunidade para o público conhecer mais uma influência da cultura africana em nosso artesanato, como desdobramento do novembro negro.

Esta é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) em parceria com a Fábrica Cultural.

“O curso de Tecelagem é uma ação calendarizada da Coordenação de Fomento ao Artesanato que acontece uma vez por ano. Devido à pandemia e a restrição das atividades presenciais não conseguimos realizá-lo nos anos de 2020 e 2021. Este curso sempre tem boa procura, ótima presença e participação das cursistas e o resultado apresentado sempre nos encanta e supera as expectativas”, comenta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.

Durante três meses, o mestre Zelito proporcionou às alunas e alunos o acesso a tecelagem artesanal, pautado no conhecimento e na prática de uma atividade artística. Durante o curso, os seus ensinamentos foram da especificação de matéria prima, passando pela produção à utilização e o destino do produto, além focar no universo comercial cada vez mais valorizado e um potencial gerador de renda.

“A turma aprendeu desde a rica cultura têxtil, a arte de fiar e de tecer, os princípios básicos da fiação e da tecelagem, o desenvolvimento e expressão da criatividade, até a importância das vivências e saberes ancestrais. Cada fio entrelaçado nesta trama forma a colcha histórica de compreensão de sua resistência, forte e bem arrematado, para as próximas gerações”, afirma o Mestre Zelito.

SERVIÇO
Exposição: “A Trama diaspórica nos arremates da resistência”

Coordenação: Ângela Guimarães

Professor: Mestre Joselito Pinto

Curadoria: Nadja Miranda e Rebeca Lawinski

Quando: De 01/12 a 17/12

Hora: Das 09h às 18hs (segunda a sexta-feira) e das 09h às 14h (sábado)

Onde: Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia – Lado do Porto da Barra, 02.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.