Cultura

Exposição 'UANGA' está aberta ao público no MAM Bahia

O segundo ato da exposição traz obras de arte, cenários e documentos da carreira do artista baiano

Por Da Redação
Ás

Exposição 'UANGA' está aberta ao público no MAM Bahia

Foto: Divulgação

O 2º ATO da exposição 'UANGA', que apresenta obras de arte do renomado artista baiano J. Cunha, está aberto à visitação no segundo piso do Casarão do Museu de Arte Moderna (MAM Bahia). As obras podem ser apreciadas gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 18h, até o final do mês de julho de 2023. O espaço foi inaugurado no dia 13 de julho, com uma homenagem ao artista que completou 75 anos de idade. Agora, tanto o primeiro quanto o segundo pavimento do Casarão estarão ocupados por 'UANGA', abertos ao público.

Além das obras de arte, o 2º Ato apresenta o Programa de Processos Compartilhados, permitindo ao público conhecer diversas etapas do processo de montagem da exposição. "No 2º Ato, o público tem acesso aos cenários de espetáculos, cartazes, outras instalações, documentos e fotografias que retratam a vida e a carreira de J. Cunha", complementou Marília. Os dois pisos do Casarão estão conectados pela icônica escada helicoidal de madeira, criada pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), primeira diretora do MAM Bahia (1959-1963).

'UANGA' é uma palavra originária da grande nação africana Bantu e significa feitiço ou encantamento. "Em 'UANGA', reunimos 60 anos de uma prática artística inspirada pelos símbolos da cultura baiana, relacionados às origens afro-indígenas-sertanejas de J. Cunha. Ao longo de sua trajetória, o artista foi influenciado pela história da arte, pela cultura pop, pelo tropicalismo e pelo carnaval de Salvador", relata Daniel Rangel, curador da exposição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário