FAB conclui que falha de manutenção levou à queda de avião que matou Boechat
Aeronave estava sem revisão geral desde 1988, aponta relatório

Foto: Divulgação
Um relatório produzido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, concluiu que uma série de falhas de manutenção levou à queda do helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci, que morreram no acidente ocorrido em fevereiro de 2019. A informação foi divulgada nesta quinta (29).
O relatório também aponta que o piloto Ronaldo Quattrucci também foi responsável pelo acidente já que, segundo o Cenipa, ele não não verificou se os instrumentos de bordo estavam funcionando perfeitamente.
O documento aponta, especificamente, para falhas no compressor do helicóptero, que não teve nenhum registro de revisão desde 1988, e estava com peças vencidas no momento do acidente.
O tubo de distribuição de óleo da aeronave também "estava com o calendário de troca excedido várias vezes", segundo o Cenipa.
A investigação concluiu que "houve ineficiência, por parte do operador (o piloto), quanto da organização de manutenção, no acompanhamento e na execução dos processos de manutenção" do helicóptero.