FAB disponibiliza duas aeronaves para resgatar brasileiros na Ucrânia
Decisão foi tomada após pedidos de resgate realizados por brasileiros em meio ao conflito na Europa
Foto: Divulgação/FAB
A força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a informação divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores de que colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millenium para uma possível operação de evacuação de brasileiros retidos na Ucrânia.
O KC-390 é uma aeronave multimissão para transporte tático-logístico e de reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança.
As conversas entre o MRE e o Ministério da Defesa se intensificaram desde quinta-feira (24), após brasileiros que residem na capital Kiev e em outras cidades ucranianas pedirem por uma missão de resgate.
Os coordenadores da missão orientaram para que os brasileiros se desloquem, por meios próprios, até países vizinhos, como Polônia e Romênia, para que possam ser resgatados. O resgate através do espaço aéreo ucraniano permanece fechado por conta do conflito.
A aeronave não tem autonomia para voar direto do Brasil às regiões fronteiriças da Ucrânia. A missão coordenada pelo Ministério da Defesa discutiu com a FAB um plano de voo que inclui, obrigatoriamente, algumas escalas em uma eventual operação de resgate.