FAB inicia operação de resgate a Brasileiros em Israel
Aeronave KC-30 parte de Roma com equipe médica para prestar assistência
Foto: Divulgação
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou o resgate a brasileiros em Israel. A primeira aeronave, um modelo KC-30, partirá de Roma (Itália) rumo a Tel Aviv nesta terça-feira (10), com previsão de retorno ao solo brasileiro às 14h. A equipe de resgate conta com dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga, todos militares, prontos para prestar assistência aos necessitados.
Até o momento, a FAB planeja realizar cinco voos de resgate, com destinos em diferentes cidades do Brasil. O primeiro voo está programado para chegar em Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O segundo será no Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira (12), seguido de uma escala em Recife e destino final em Guarulhos (SP) na manhã da sexta-feira (13). Os dois últimos voos terão como destino o Rio de Janeiro, com previsão de chegada na noite da sexta-feira (13) e no sábado (14), respectivamente.
#OperaçãoVoltandoEmPaz
A segunda aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB 2902) que decolou da Base Aérea de Brasília (BABR), na tarde de ontem (9/10), pousou hoje em Roma (Itália), às 08h30 local (03h30 no horário de Brasília).
A primeira aeronave KC-30 envolvida na… pic.twitter.com/4bNk4YY1JD
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 10, 2023
Até o momento, cerca de 1.700 brasileiros já solicitaram o retorno ao Brasil, principalmente turistas localizados em Tel Aviv e Jerusalém. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) destaca que a lista de passageiros será organizada por prioridades, sendo os primeiros a embarcar aqueles que residem no Brasil e não possuem passagem de retorno em voos comerciais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma videoconferência nesta segunda-feira (9) para discutir a situação dos brasileiros em Israel. A reunião, que contou com ministros e autoridades, focou nas medidas adotadas até o momento e possíveis providências a serem tomadas. Esta foi a primeira reunião de Lula com ministros após os procedimentos cirúrgicos realizados no fim de setembro.