Fabricante da ivermectina diz que não há dados que apontem eficácia do remédio contra covid-19
Medicamento é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro para o tratamento da doença
Foto: Divulgação
A farmacêutica Merck, responsável pela fabricação da ivermectina, disse, em comunicado, que não há dados suficientes que apontem a eficácia do remédio contra a covid-19.
A ivermectina é voltada para o tratamento de vários parasitas no corpo. O remédio também é fortemente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro para o tratamento da covid-19.
No comunicado, a empresa destaca três pontos que usaram para a análise: "Não há base científica para um potencial efeito terapêutico contra Covid-19 em estudos pré-clínicos; Não há evidência significativa para atividade clínica em pacientes com a doença; E há uma preocupante ausência de dados sobre segurança da substância na maioria dos estudos", cita em um trecho.
A farmacêutica também completa dizendo que "Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias".
A Merk ressalta que os pesquisadores estão analisando "cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes de ivermectina para o tratamento de Covid-19".