Fabricante de motores turbo aumenta produção no país
Aumento anunciado acontece devido a crescente venda do VW T-Cross
Foto: Divulgação
A BorgWarner anunciou na última semana, em evento realizado na planta da fábrica da empresa em Itatiba, interior de São Paulo, que irá aumentar a produção de turbocompressores para atender o mercado brasileiro. Somente e 2018 a empresa fabricou mais de cinco mil turbos para o mercado brasileiro.
A empresa introduziu o primeiro turbocompressor compacto para motores flex no mercado brasileiro, o B01, em 2012, com o Up TSI. Atualmente ele equipa toda a linha TSI da Volkswagen e o aumento na produção se deve à crescente demanda da montadora para o novo SUV VW T-Cross, recém lançado. Além da VW, a empresa atende montadoras como Ford, hoje seu maior cliente na América Latina, BMW, Mercedes-Benz, entre outras montadoras.
A empresa ainda informou em 2017 cerca de 40% dos motores a combustão do mundo eram equipados com peças da BorgWarner. A intenção da empresa é que esse número pule para 59% dentro de oito anos.
“Estamos implementando nosso knowhow global e amplo conhecimento em engenharia turbo local para desenvolver um componente compacto e resistente a altas temperaturas para os modelos da Volkswagen”, disse Vítor Maiellaro, gerente geral da BorgWarner Brasil.
A tecnologia da empresa proporciona um desempenho superior do motor, pela eficiência energética. Ao mesmo a adoção do turbo reduz as emissões e o consumo de combustível. A BorgWarner acredita que o turbocompressor é a tendência para tornar mais eficientes os motores a combustão interna.
O motor B01 utiliza sistema de rolamentos otimizado, válvula de alívio controlada por um atuador elétrico e avançada redução de ruído.