Facebook ataca Apple em jornais por nova função de privacidade no iOS 14
Anúncios com criticas a mudanças foram divulgadas nesta quarta-feira (16)

Foto: Reprodução/Olhar Digital
As mudanças envolvendo privacidade e coleta de dados da Apple com a atualização do iOS 14 têm gerado reações contrárias do Facebook nos últimos dias. O sistema da empresa deve obrigar, a partir de 2021, que desenvolvedores de aplicativos peçam permissão aos usuários para rastrear suas atividades e usar os dados para personalizar anúncios. Nesta quarta-feira (16), a companhia de Mark Zuckerberg contra-atacou por meio de anúncios de página inteira em jornais de renome dos Estados Unidos, como New York Times, Wall Street Journal e The Washington Post. As informações são do site americano Bloomberg.
O recurso deveria ser implementado este ano, mas a Apple optou por prorrogar a atualização para dar mais tempo para os desenvolvedores se adaptarem às novas demandas da companhia. A companhia de Zuckerberg critica a obrigação de pedir explicitamente aos usuários autorização para rastrear suas atividades, e alega que as novas regras da Apple prejudicariam pequenos negócios que utilizam as plataformas do Facebook para anunciar seus produtos e serviços. Uma pesquisa encomendada pela rede social indica uma redução de 60% no número de vendas quando os anúncios não são direcionados.
Segundo o Facebook, com a decisão de deixar o usuário escolher se a rede social pode usar suas informações ou não, a Apple estaria eliminando a concorrência ao concentrar a coleta de dados de usuários para si. Na prática, as novas políticas de privacidade não impedirão que o Facebook (ou qualquer outra empresa) coletem dados ou rastreiem usuários, mas as novas funções de transparência exigirão que os aplicativos divulguem essas informações na App Store e peçam a permissão do usuário para acessar determinados serviços.