Facebook remove campanhas de desinformação vindas da Rússia e Irã
Rede social criou novo método para combater onda de notícias falsas
Foto: Reprodução
O Facebook anunciou nesta segunda-feira (21) que conseguiu localizar e remover quatro operações de informações falsas financiadas pela Rússia e pelo Irã.
A iniciativa, segundo a empresa, é combater a proliferação de fake news, boatos e desinformações nas redes sociais para proteger a integridade das eleições americanas do ano que vem.
De acordo com o Facebook, das quatro operações de desinformação localizadas três vieram do Irã e uma da Rússia. Tais campanhas atingiram pessoas no Norte da África, na América Latina e nos Estados Unidos.
Em nota, a rede social afirmou que a remoção aconteceu depois da análise das pessoas por trás dessas campanhas, que usavam contas e páginas falsas no Facebook e no Instagram.
A empresa também começará a notificar sobre o conteúdo classificados como falsos, cobrindo fotos e vídeos que já foram marcados como fakes por checadores independentes.
Divulgação/Facebook
O Facebook em 2016, foi um dos grandes meios que repercutiu fake news e influenciou tanto na eleição de Donald Trump como presidente americano, quanto no referendo para a saída do Reino Unido da União Europeia.