Facebook vai rotular publicações provenientes de mídias estatais
O recurso vai entrar em vigor nos EUA nas próximas semanas
Foto: Reprodução
O Facebook anunciou na última quinta-feira (04) que colocará em prática a decisão de rotular conteúdo – parcial ou totalmente influenciado – proveniente de mídias controladas por governos, sejam anúncios, páginas ou postagens.
A medida serve para que os usuários tomem conhecimento quando estiverem diante de um conteúdo com possível teor parcial e ideológico. O recurso vai entrar em vigor nos EUA nas próximas semanas, oito meses depois que a rede social falou no assunto pela primeira vez.
A decisão chega em um momento em que a empresa é pressionada a tomar medidas para evitar a influência estrangeira nas próximas eleições presidenciais americanas, agendadas para novembro.
Os meios de comunicação que serão rotulados são as agências de notícias chinesas Xinhua e CCTV, e as russas RT e Sputnik. O Facebook orienta que as agências que forem rotuladas por engano poderão reclamar junto à empresa.
“Estamos oferecendo maior transparência a esses editores porque eles combinam a influência de uma organização de mídia com o apoio estratégico de um estado, e acreditamos que as pessoas devem saber se as notícias que elas leem são provenientes de uma publicação que pode estar sob a influência de um governo”, diz parte do anúncio do Facebook.
Os anúncios só começarão a ser rotulados no final do terceiro trimestre deste ano.