Fachin vê com preocupação número de mortos em operação policial no Rio de Janeiro
Cerca de 25 pessoas foram mortas na Vila Cruzeiro
Foto: SCO/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta quarta-feira (25), em nota, que o ministro Luiz Edson Fachin conversou com o procurador de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano de Oliveira Mattos de Souza, e manifestou "muita preocupação" com a operação policial que levou à morte de 25 pessoas. O ministro da Corte é o relator de uma ação que determinou ao governo do Rio a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em operações no estado.
A operação aconteceu na última terça-feira (24). "Ao procurador [do Rio], o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem", informou o STF. A operação aconteceu na última terça-feira (24), na Vila Cruzeiro, e é considerada a segunda mais letal da história do Rio de Janeiro, atrás somente da ação no Jacarezinho, em maio de 2021, que resultou em 28 mortes.
Leia a íntegra da nota:
O ministro Edson Fachin, relator da ADPF 635 (na qual o STF determinou a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em comunidades do Rio de Janeiro), conversou com o Dr. Luciano de Oliveira Mattos de Souza, Procurador de Justiça do Rio (MP-RJ). Ao procurador, o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem, mas informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida, com a investigação de todas as circunstâncias da referida operação.