Cultura

Fafá de Belém critica ausência de artistas do Norte no Rock in Rio

Festival anunciou dia exclusivamente brasileiro, mas deixou artistas da região de fora

Por Da Redação
Ás

Fafá de Belém critica ausência de artistas do Norte no Rock in Rio

Foto: Reprodução

A cantora Fafá de Belém criticou a ausência de artistas do norte no Dia Brasil, anunciado pelo festival Rock in Rio na segunda-feira (29). Os organizadores do evento anunciaram que o penúltimo dia do festival, 21 de setembro, terá 73 atrações de 14 gêneros musicais ou estilos, mas deixou artistas da região de fora.

“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país?”, desabafou a cantora, que em seguida cobrou a presença de nomes como Dona Onete, Gaby Amarantos e Joelma na na programação do festival. “O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um Dia Brasil e nos coloca da porta para fora”, afirmou em uma publicação nas redes sociais.  

A artista também demonstrou incômodo com a ausência de ritmos musicais do norte entre os estilos musicais homenageados pelo Rock in Rio.  

“Onde está o carimbó, o siriá, o boi-bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Joelma Klaudia, Gangue do Eletro, aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinambá), Nilson Chaves, Arthur Nogueira, Suraras do Tapajós, Kaê Guajajara, as guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indígenas, e tantos outros que levam a cultura do Norte no seu sangue e na sua vida?”, questionou. 

“Mais uma vez nos provam que o Norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência.  Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito!”, finalizou a paraense.  

Veja publicação de Fafá de Belém: 

 

 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário