Fafá de Belém é a nova madrinha do Outubro Rosa do Hospital de Amor
Diagnóstico precoce de câncer aumenta a sobrevida em 95% em casos de mama
Foto: Divulgação
Conhecida pela voz marcante e por suas gargalhadas inconfundíveis, a cantora Fafá de Belém acabou de ser empossada como a nova madrinha do Outubro Rosa do Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos). Na semana passada, a artista visitou o hospital, em Barretos (SP), para conhecer de perto o trabalho que é realizado na instituição para prevenção de câncer de mama. “Tenho profunda admiração pelo trabalho humanizado feito pelo Henrique Prata e fui surpreendida por com esse convite feito por ele. Fiquei muito emocionada, pois entendo que a pessoa pública tem que devolver todo esse amor que recebe em forma de solidariedade e fraternidade”, afirma Fafá
Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, conta que é uma honra receber a Fafá de Belém no Hospital de Amor e tê-la como madrinha do Outubro Rosa 2019. “Com certeza ela irá contribuir muito para que mais mulheres façam a prevenção e realizem o exame de mamografia”.
Alerta
O Hospital de Amor alerta sobre um dos fatores que aumentam a gravidade do câncer de mama: a falta de exames preventivos.
Para a Dra. Silvia Sabino, médica radiologista do Hospital de Amor, o diagnóstico precoce de câncer aumenta a sobrevida em 95% em casos de mama. “Incentivar a mulher sem sintomas a realizar regularmente a mamografia aumenta a chance do diagnóstico precoce e de salvarmos vidas. No ano passado, dos 1.296 casos de câncer de mama diagnosticados, 73,5% deles estavam em fase inicial, assim, conseguimos salvar a vida de 2 mulheres ao dia, que estavam completamente assintomáticas”, explica.
A especialista ressalta também que, o paciente deve voltar a fazer exame em qualquer sintoma mamário como nódulo palpável ou descarga pelo mamilo. Ganhamos tempo no diagnóstico de cânceres de intervalo, aqueles que aparecem entre dois intervalos de mamografias de rotina, já que o ‘câncer de intervalo’ é caracterizado como tumores agressivos que precisam de diagnóstico e tratamento rápido e efetivo”, alerta.