Falha no Maranhão provocou queda de energia ocorrida nesta terça-feira (15)
Blackout atingiu 25 estados do país e mais o Distrito Federal; retomada do serviço de energia elétrica é realizada de maneira gradual
Foto: Reprodução/Internet
Segundo técnicos do setor elétrico, dois problemas, ocorridos ao mesmo tempo, provocaram o blackout que atingiu estados do Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste do país nesta manhã de terça-feira (15). De acordo com as primeiras informações, tudo começou com uma falha na interligação da rede de transmissão entre essas duas regiões, em um circuito de 500 kV perto de Imperatriz, no Maranhão.
Era por volta de 8h31 quando a falha aconteceu na região região Norte/Nordeste, fazendo com que toda a demanda elétrica passasse para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que não tem capacidade de absorver tamanha carga. Com isso, houve o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, também conhecido como ERAC. Esse mecanismo, previsto nas operações do sistema elétrico, derruba automaticamente o fornecimento de energia em algumas localidades a fim de evitar estragos maiores. A partir daí, estados da Região Sudeste/Centro-Oeste também sofreram com o blackout.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o reestabelecimento da energia elétrica será realizada de maneira gradativa. Em última atualização enviada à imprensa, o órgão afirmou que cerca de 30% dos consumidores, inicialmente afetados, já tiveram seus serviços de energia normalizados.